21 de mai. de 2011

Damasco, a mais antiga cidade continuamente habitada do mundo


As recentes manifestações populares no mundo árabe, não restritas ao Oriente Médio, colocaram em evidência alguns países que não costumam fazer parte da maioria dos roteiros turísticos, como a Líbia, o Iêmem, a Jordânia e a Síria. Infelizmente, essa propaganda negativa vai prejudicar o fluxo de turistas para a região e vai impedir que mais pessoas conheçam as lindas atrações desses países.

Fui à Síria em 2007, em um roteiro da operadora britânica Imaginative Traveller que incluía também Turquia, Jordânia e Egito. A ideia inicial era uma viagem apenas para Turquia e Egito, mas a decisão de escolher um pacote mais completo valeu muito a pena. Foi uma experiência inesquecível, ainda mais porque a proposta da operadora é oferecer pacotes voltados a um turismo mais aventureiro, com mais contato com a população local.



As principais atrações sírias são as cidades de Damasco (sua capital), Alepo e Palmira, e a fortaleza cruzada Krak dos Cavaleiros, perto de Homs. Apesar do título do post, Damasco e Alepo brigam pelo posto de cidade mais antiga habitada continuamente do mundo, e as duas são bem contrastantes. Enquanto Alepo é uma cidade mais tradicional, Damasco é mais moderna e cosmopolita.

A pérola de Damasco é o seu souq, ou mercado, parte da extensa Cidade Velha. Nele, centenas de lojas oferecem seus produtos e suas comidas, dos mais tradicionais aos mais turísticos. A velha pechincha com os vendedores, que logo se transforma numa grande incomodação, é obrigatória. É no souq também que se encontra a Grande Mesquita de Damasco, a mesquita Umayyad, construída a partir do ano de 706 d.C. e considerada o quarto local mais sagrado do Islã.


Algumas fotografias de Damasco

Rua do Souq

Mesquita Umayyad

Mesquita Umayyad

Clique nas fotos para ampliar


Mais informações sobre a situação atual na Síria:

G1 - Revoltas no mundo árabe
Síria: revolta é "insurreição armada", diz governo
EUA estuda aplicar novas sanções contra a Síria
Síria: manifestações em várias cidades

2 comentários:

LUIZ PICCININI disse...

Muito bom gostei do post ! ! !

Flávio disse...

Obrigado, Luiz! Te convido a dar uma olhada nos outros, ou sugerir algum assunto do teu interesse.