30 de mai. de 2011

Comparativo de câmeras Nikon: D90, D5100 e D7000

.

A tecnologia das câmeras digitais evolui tão rapidamente que chega a ser difícil avaliar as opções disponíveis. Os principais fabricantes, Nikon, Canon e Sony, oferecem uma vasta linha de câmeras digitais Single Lens Reflex (D-SLR), e muitas vezes não sabemos qual é a ideal para nossas necessidades.

Fiz recentemente uma avaliação de alguns modelos da Nikon que me interessaram (por que Nikon e não Canon ou Sony não é assunto deste post!) e acho que pode ser útil compartilhar minhas impressões. São elas a D90, a D5100 e a D7000.

D90
D7000
D5100
Ofertas de D90 Ofertas de D7000 Ofertas de D5100
Fonte: DPReview

O básico

Câmera LançamentoTipo MPixels Preço (corpo/EUA) Melhor preço no Brasil
(aprox. - jun/2011)
D90 08/2008DSLR média 12 US$800 R$2.100 (ver ofertas)
D7000 09/2010 DSLR média16 US$1200 R$3.000 (ver ofertas)
D5100 04/2011DSLR compacta 16 US$800 R$2.400 (ver ofertas)

Note que nenhuma delas é considerada uma câmera profissional...





D7000

A D7000 tem sensor de última geração de 16MP e processador EXPEED 2 (não é uma nomenclatura oficial da Nikon), 39 pontos de focagem, além de vários controles manuais diretos (botões e dials) que evitam a chatice de navegar pelo menu da câmera a cada configuração. Tem um ótimo visor pentaprisma com cobertura de 100% da área fotografada e aumento de 0,95x. É uma câmera fantástica, mas tudo isso tem o seu preço...

D90

Por que uma câmera de 2008 ainda deve ser considerada uma boa opção? Simplesmente porque a Nikon não incorporou algumas de suas vantagens na D5100. Destacam-se o visor pentaprisma de 96% de cobertura e aumento de 0,96x e controles manuais diretos (melhores que os da D5100, mas não tão bons quanto os da D7000).

D5100

A D5100 tem o mesmo sensor e o mesmo processador da D7000, mas apenas 11 pontos de focagem (como a D90). Como é uma câmera destinada a ocupar lugar de entrada na linha DSLR, não tem tantos controles manuais diretos, nem os 39 pontos de focagem da D7000, nem motor de autofoco no corpo. Como vantagem, seu monitor LCD é articulado.



D90 D5100 D7000
Processador EXPEED 1 EXPEED 2 EXPEED 2
Pontos de focagem 11 11 39
Controles manuais Bons Ruins Ótimos
Tipo do visor Pentaprisma Pentamirror Pentaprisma
Cobertura do visor 96% 95% 100%
Aumento do visor 0,96x 0,78 0,95x
Motor de autofocoSimNãoSim



O que isso significa na prática?

  • Processador: o EXPEED 2 dá um tratamento melhor às imagens e tem mais opções para correção de aberrações da lente
  • Pontos de focagem: os 39 pontos da D7000 fazem foco melhor em situações mais difíceis, como pouca luz e cenas com movimento
  • Controles manuais: mais controles manuais facilitam na hora de alterar a configuração da câmera
  • Visor: um visor melhor dá mais conforto e facilita o enquadramento da imagem
  • Motor de autofoco: possibilita o uso do autofoco em uma variedade enorme de lentes Nikon que não possuem motor interno





Então, qual a melhor?

A D7000.

Já percebi... Mas entre as outras duas?

Bom, aí é questão de gosto, não tem como dizer qual delas é melhor pra todo mundo em todas as situações. Cada um vai ter que responder o que é mais importante: conforto do visor e controles manuais ou a última geração de sensor e processamento?

E o resto das especificações? ISO? Velocidade do obturador? Modos de balanço de branco? Modos de vídeo?

Sinceramente, na minha opinião, o resto não chega nem perto da importância dos itens acima. O resto é uma infinidade de informações técnicas que não vão fazer nenhuma diferença na qualidade da fotografia tirada. Muita gente pode se interessar pelas especificações de vídeo, mas qualquer camcorder (ou até um iPhone) filma muito melhor que qualquer DSLR. O monitor LCD articulado da D5100 (aliás, as três possuem o mesmo LCD de 3" e 920k pixels) pode ajudar em algumas fotos mais difíceis, mas eu não acho que vai ser tão útil na maioria das vezes. Enfim, o resto não responde a pergunta anterior.

Um pouco mais sobre vídeo

Algumas pessoas me perguntaram por que eu escrevi que qualquer camcorder filma melhor que uma DSLR. Vou copiar aqui a minha resposta a um dos comentários sobre o post.

O Ken Rockwell, um fotógrafo bem conhecido, tem um site muito bom que trata tanto de técnica fotográfica quanto de equipamento. Na página sobre a Nikon D7000, ele fala um pouco sobre vídeo com DSLR:

http://www.kenrockwell.com/nikon/d7000.htm

Em resumo, o problema delas é o autofoco em filmagem, pois é feito no modo live view, que é muito lento. Nesse aspecto, a vantagem das camcorders é que elas têm muito mais profundidade campo, ou seja, não precisam alterar o foco. Os profissionais de filmagem raramente usam autofoco, eles têm uma pessoa especialmente para isso. Mais sobre isso nesse site:

http://www.lightsfilmschool.com/blog/dslr-follow-focus/597/

51 comentários:

Fernanda disse...

Ta muito interessante teu blog!!
sera que voce nao pode me ajudar a encontrar um câmera ideal para eus comprar? eu nao quero nem preciso de nada tão profissional...mas quero uma camera legal para registrar os primeiros anos do nosso filhote!!

Flávio disse...

Oi, Fernanda! Olha, pode parecer simples, mas tirar foto de criança exige pelo menos uma câmera que responda bem rápido ao clicar no botão de disparo. Afinal, ficar quietinho não é o forte delas! E como muitas vezes queremos tirar fotos em casa com iluminação fraca, uma boa lente também ajuda muito.

Fernanda disse...

então Flávio, qual voce me sugere? acha que devo comprar uma profissional?

Flávio disse...

Não precisa ser uma profissional, Fernanda, mas seria bom testar antes de comprar. As compactas que eu conheço não são muito boas no quesito velocidade de disparo e qualidade com pouca luz. Mas uma SLR básica usada, mesmo que um pouco antiga, já seria ótima ;-)

Anônimo disse...

CANON EOS 7D ou CANON 5D MARK II opção melhor não a compraria agora esta duas super-maquinas da CANON ..COMO FALA UM AMIGO MEU NICÃO COMPRARIA SÓ DEPOIS...

Dra. Juliane Borsa disse...

Olá Flávio. Adorei seu blog. E muito bom esse post. O pessoal me pergunta muito sobre as camêras reflex. Agora posso indicar seu post, que com certeza, é muito esclarecedor.

Um abraço,
@Juliborsa
http://porminhaslentes.blogspot.com/
http://www.mochiladajuli.blogspot.com/

Carlos: disse...

Muito bom seu blog!!!! adorei a matéria sobre câmeras!!

Flávio disse...

Obrigado e volte sempre, Carlos!

Unknown disse...

Flávio, parabéns pelo blog (ainda estou explorando)!

Não entendi porque você diz que qualquer camcorder (ou até um iphone) filma melhor que uma DSLR. As DSLRs estão sendo muito usadas profissionalmente até no cinema.

Flávio disse...

Oi, Ronaldo.

O Ken Rockwell, um fotógrafo bem conhecido, tem um site muito bom que trata tanto de técnica fotográfica quanto de equipamento. Na página sobre a Nikon D7000, ele fala um pouco sobre vídeo com DSLR:

http://www.kenrockwell.com/nikon/d7000.htm

Em resumo, o problema delas é o autofoco em filmagem, pois é feito no modo live view, que é muito lento. Os profissionais de filmagem raramente usam autofoco, eles têm uma pessoa especialmente para isso. Mais sobre isso nesse site:

http://www.lightsfilmschool.com/blog/dslr-follow-focus/597/

Vou atualizar o post com essas informações.

Obrigado pela visita e um abraço!

Unknown disse...

Oi Flávio,
obrigado pelo feedback!

eycmen disse...

Parabéns pelo blog!
Estou a alguns dias tentando decidir qual das 3, apresentadas aqui, comprar. Estava decidido a comprar a D5100, mas depois dessa avaliação, prefiro esperar e economizar mais um pouco para poder comprar a D7000!
Fico, ainda um pouco duvidoso em relação a D90, pois no site da Nikon, ela em comparação a D300, algo mais sofisticado, a D90 fica muito próximo. A minha intenção não é filmar em HD, mas sim obter um bom conhecimento para tirar boas fotos!

Flávio disse...

Obrigado, eycmen!

Sem dúvida, a D7000 é melhor, então, se puder gastar mais, vai valer a pena. Eu comprei recentemente uma D90, pois achei mais importante pra mim os controles manuais e a qualidade do visor.

A comparação com a D300 é porque a D90 usa o mesmo sensor, mesmo mecanismo de focagem "3d tracking" e mesmo LCD de 3" e 920k cores, características ausentes na sua predecessora, a D80.

eycmen disse...

Saudações Flávio,
Gostaria de ter sua opinião, meu orçamento borrou e não vai dar para comprar a minha D7000, voltei para as extensivas pesquisas em alguns sites de fotografias e vi que as opiniões são muito diferentes em relação a essas semi profissionais.
Eu vou usar a digital como hobby/laser, não vou trabalhar como profissional do ramo, mas vou me dedicar a aprender a tirar fotos de qualidade. Meu orçamento está entre a D90, D3100 até D5100, já vi todos os testes com elas e me deixou com mais dúvidas na escolha.
Poderia comprar uma D90, semelhante a tua ou comprar a D3100 com um lente 18-105mm ou maior, ou comprar a D5100 com sua lente padrão.
Poderia me dar uma força nessa escolha?

Flávio disse...

eycmen, é uma escolha difícil. Fiquei mais ou menos entre essas câmeras (exceto a D3100, que acho que não tem nenhuma vantagem em relação às outras, exceto o preço) e escolhi a D90 porque preferia as vantagens que ela tem, de acordo com o post.

Como os preços variam bastante aqui no Brasil, não sei por quanto você conseguiria cada uma delas. Nos EUA, a D5100 e a D90 custam quase a mesma coisa.

A lente 18-105 é mais versátil (óbvio) que a 18-55, mas os reviews costumam dizer que a qualidade das duas é a mesma, e são boas. Eu escolhi a 18-105 porque não pretendo ter outra mais tele, pois quase não uso a minha Pentax 50-200.

Então, acho que você tem que pesar aqueles itens do post para decidir quais são mais importantes para você. Arrisco dizer que, para a maioria das pessoas, a D5100 talvez seja a melhor opção.

Mas, novamente, é uma decisão pessoal.

eycmen disse...

Bom, mas de qualquer forma agradeço a dica, eu já estava inclinado para comprar D5100.
Vou partir para a compra, só basta encontrar a loja adequada.

Obrigado mais uma vez pelas dicas!

Anônimo disse...

Nossa, muito obrigada mesmo, tirou muitas dúvidas minha.. Eu quero muito uma nikon d90, mas essa d7000 é um sonho hein hahaha!
Mas as lentes ajudam muito também né, alguns dizem que é o mais importante.
Enfim, obrigada mesmo pelas dicas!

Flávio disse...

Sem dúvidas, as lentes são mais importantes que o corpo. E quanto melhor o sensor, mais ele exige da lente para que as fotos fiquem tecnicamente boas (não confundir com esteticamente boas...).

Gustavo Andrade disse...

Obrigado pelas informações. Eu estava procurando uma Pentax K7 ou uma D90. Por ter grande dificuldade em encontrar lentes, acessórios e pontos de venda, agora tenho total certeza: D90 é para mim o melhor custo benefício. Quando a D7000 se tornar a D90 de hoje, que está com preços coerentes com o retorno, será a troca/atualização natural.

Flávio disse...

Tem razão, Gustavo, essa é a troca natural quando os preços couberem no orçamento!

Carol disse...

Oi flávio, pode me tirar uma dúvida?
Eu tava muito querendo uma d90, mas meu cunhado me deu uma d700! e eu sou muito leiga ainda nesse aspecto de escolha de câmeras.. A d700 é um modelo novo, certo? e em relação a d90 é melhor ou pior? se puder ajudar eu agradeceria muito! :)

Flávio disse...

Oi, Carol. A D700 (não é a D7000, certo?) foi lançada junto com a D90 e é uma câmera mais avançada, com um sensor full-frame, 51 pontos de foco, corpo selado e 5,8 fps, mas não grava vídeo. Sem dúvida, melhor que a D90.

Carol disse...

A d700, exatamente. O vídeo não vai fazer muita diferença pra mim :).
Muito obrigada pela ajuda!

Bela disse...

Olá Flávio, eu como o amigo ali de cima, estava decidida a comprar a d5100, mas realmente depois de saber da d7000, fiquei completamente confusa. A de d7000 está o dobro da d5100. Eu não sei tirar fotos, estou entrando agora nesse mundo e pretendo iniciar o curso mes que vem, por isso ja quero uma camera boa, pra ja aprender nela. Porém agora vc me deixou na duvida também entre a d5100 e d90, pq a d7000 por enquanto está fora do orçamento. Entre a D5100 e D90, qual vc me aconselha a adquirir? Em relação a flash externo tbm?? Tenho um amigo que tem o Canon Speedlite 580EX II e as fotos dele ficam ótimas, mas é bem caro. Gostaria que vc me explicasse o que tenho que levar em conta na hora de escolher o flash.
E escolhendo uma Nikon, o flash canon é compatível?
Aguard sua ajuda. Muiito obrigada
Isadora

Flávio disse...

Oi, Bela. Como eu escrevi no post sobre a D5100 e a D90, "não tem como dizer qual delas é melhor pra todo mundo em todas as situações". Tente analisar as vantagens e desvantagens dos dois modelos e descobrir qual vai ser mais adequado para você.

Sobre o flash, recomendo dar uma olhada nesse flash Nikon mais antigo e barato, que deve ser suficiente para começar: http://el2.me/7qWg. Os flashes Canon não servem.

Bela disse...

Flávio, andei pesquisando e vi que a canon faz fotografias em cores mais quentes, que na minha opnião ficam mais bonitas. O que vc acha?
Tenho visto comparações entre a d7000 e canon 7d e 60d. Qual sua opnião sobre elas?
Desde já agradeço sua ajuda.

Flávio disse...

Todas as câmeras oferecem muitos ajustes para deixar as imagens com o gosto do fotógrafo. Com certeza as Nikon poderão fazer fotos mais quentes que as configurações originais de fábrica.

Não conheço as Canon profundamente, mas as especificações das 3 são parecidas. Dê uma olhada: http://goo.gl/qQQG0

Anônimo disse...

Ola Flávio, meu nome e Marcio,moro nos EUA vou comecars o curso p iniciante Fotografico,falaram para eu comprar a D90 ,sera nao vou me arrepender em alguns meses precisar de algo melhor?pensei em compra so o Corpo da D90,e ja compra uma lente melhor,se eu fizer esse direncial ela vai me dar mais resultados?,abraço!

karina8032 disse...

Olá Flávio, obrigada pelas suuuper dicas, vc praticamente me tirou da escuridão..rsrs Estava decidida a pegar a 5100 + lente 18x105mm, mas agora com esses controles manuais ruins me abalou. Eu entendi tudo o q vc disse, mas essa dificuldade com os ajustes é algo em que faria me arrepender de compra-lá?Vou utilizar a câmera para eventos (aniversários, cartório, book).

Desde já obrigada!
Karina

Flávio disse...

Anônimo, se você está começando, não vai "precisar" de algo melhor que uma D90 tão cedo. Comprar uma lente melhor é uma boa ideia, até porque ela vai servir em um outro corpo que você comprar no futuro.

Karina, se você vai fotografar eventos e vai cobrar por isso, eu recomendo gastar mais e ficar com a D7000.

Caio disse...

Olá Flávio primeiramente gostaria de parabeniza lo pelo belíssimo blog, bem sou biólogo e amante e principiante de fotografia estou em duvida entre duas maquinas D90 E D5100,busco fotografar pequenos insetos e anfíbios e até mesmo aves em movimentos e onde comprar por um melhor preço desde já agradeço

sodalita disse...

Olá Flávio...Blog esclarecedor...Gostei! Tenho uma dúvida!...Veja se poderá ajudar:
Preciso optar entre a D90 e D5100 - que cabem no orçamento - e necessito comprar também uma lente Sigma 50/500mm...Objetivo é tirar fotografias de paisagens e rochas...Qual a melhor opção? D90 ou D5100? Muito obrigada mesmo. Aguardarei ansiosa sua resposta! Aninha.

Flávio disse...

Caio:
Para o que você quer, acho que ambas vão ser razoáveis. Mais importante é escolher uma boa lente, para conseguir boa iluminação e talvez uma boa macro. A D7000, que tem um sistema de focagem mais avançado, seria melhor para suas fotos de aves em voo.

Sodalita:
Para paisagens e rochas, as duas vão servir bem. Analise as diferenças entre elas e veja qual pode se adaptar melhor ao seu gosto.

Anônimo disse...

olá Flávio meu nome é vanessa estou prestes a comprar uma nikon d3100 fiz curso de fotografia na Urca, mas queria umas dicas de um proficional..
Oq vc acha da nikon d3100?

Dita Deep disse...

Oi Flávio, preciso da tua ajuda, estou em dúvida entre a D90 e a D5100, preciso de uma para fotografar meus editoriais de moda...pode me ajudar? obrigada!

Flávio disse...

Puxa, Dita... eu escrevi esse post todo justamente para ajudar! Como eu disse, só você pode saber qual a câmera que se adapta melhor ao que você precisa (não sei nada sobre editoriais de moda). Esse post resume um pouco cada uma das câmeras para que as pessoas possam escolher por si só.

Paulo disse...

Acabei de comprar uma D7000 com o kit 18-105. Essa semana ainda vou comprar um Flash externo (SB700 ou SB900?) e estava pensando em comprar outra lente tb, daí a Dúvida, estou ainda aprendendo os recursos de uma DSLR (primeira camera) devo ou nao investir em uma segunda lente e qual seria, uma 70-300 ou uma 50mm ??

Flávio disse...

Antes de investir em uma segunda lente, sugiro usar bastante a lente do kit, que tem uma faixa ótima de 18 a 105. Então, você vai conseguir descobrir qual nova lente vai ser mais adequada às suas necessidades. Uma lente 50mm (ou 35mm) rápida geralmente é uma ótima companhia para uma boa zoom.

Paulo Sanches disse...

Flávio, muito interessante seu blog e me ajudou muito... só uma dúvida quanto ao motor de auto foco na caixa (corpo) da D 7000, eu conseguiria utilizar outras lentes que tem o motor? Pergunto pois estou querendo trocar minha máquina pela D 7000 e tenho uma lente Nikkor 70-300 com VRII.

Obrigado, parabéns

Paulo Sanches

Flávio disse...

Que bom que o blog ajudou, Paulo.

Sim, você consegue usar lentes com motor na D7000.

Anônimo disse...

Entao amigo, eu estou querendo uma camera nikon, para usar com lentes manuais e algumas lentes AF nao tao atuais, dessa forma, creio que a 5100 e familia, sem motor de foco, nao me atende. Parece que a linha D90, nao trabalha de forma tao uniforme com lentes manuais como a linha da D300.
Em face ao valor, eu estou entre a D300 e D7000 usada, a D300s parece nao ter tanta diferenca da D300 que justifique a diferenca de valor, mas no meu caso a D300 esta no meu limite, eu cheguei a ver inclusive a anterior, D200, que dizem trabalhar muito bem com lentes manuais antigas, mas nao encontrei nenhuma e bom estado, com pouco ou medios clicks, ate uns 30,40mil clicks

Flávio disse...

Entre a D300 e a D7000, fique com a D7000. Dê uma olhada na avaliação da D7000 e veja como ela se compara com a D300:

http://www.kenrockwell.com/nikon/d7000.htm

Anônimo disse...

Ola Flávio! andei lendo sobre a d7000 e fiquei sabendo q ele esta com data na testa, sabe me disser se e verdade? e qual vem no lugar dela? Quero comprar a d7000, vc pode me indicar um site confiavel no exterior pra comprar?
Parabens pelo seu blog,me ajudou muito.
Carlinhos

Flávio disse...

Já saiu a D7100:

http://www.dpreview.com/previews/nikon-d7100/

Um site confiável nos EUA é a B&H:

http://www.bhphotovideo.com

bia disse...

Legal suas observações.
Pode me ajudar...estou começando a tirar fotos de gestantes e as vezes rola umas festinhas de crianças, qual máquina poderia me indicar
att

Unknown disse...

SHOW DEMAIS ESSE BLOG AQUI SEU...TENHO UMA NIKON D40, QDO COMPREI ACHAVA TUDO O MÁXIMO, AI A POUCO TEMPO COMECEI A PESQUISAR SOBRE OUTRAS MÁQUINAS MELHORES, E JÁ ESTAVA APAIXONADA PELA D5100, E POR ACASO ACHEI ESSA COMPARAÇAO SUA AQUI, NÃO TEM COMO NÃO DIZER QUE REALMENTE PELAS COMPARAÕES... SE FOSSE COMPRAR HJ..COMPRARIA A D7000 JUSTAMENTE PELA FACILIDADE DAS FUNÇÕES POS TENHO CERTA DIFICULDADE...
PARABÉNS MESMO...
ABRAÇOS!!!

Anônimo disse...

Sou Fotógrafo de eventos, e estava na maior duvida tbm entre essas 3 cam, e em uma busca achei seu site, e uma simples frase sua me fez decidir

" se vai trabalhar com eventos e cobrar por isso, compre uma d7000"

Valeu man, seu blog é muito bacana e está salvo em meus favoritos agora

Vania disse...

Bom dia.
Gostaria de saber se alguém conhece ou sabe em que lojas do Brasil comprar a D7000, com melhor preço. Eu sou iniciante, mas quero aprender a tirar boas fotos e estou optando por esta. Mas vai ser apertado, então preciso encontarr o melhor preço em loja confiável. Tenho amigos que comprarm em loja chinesa da av. Paulista. Isto é confiável. Nossa pena que uma amiga não vai pra NY. Pois lá estav bem mais barato.

Giselia disse...

Olá, sou fotógrafa de eventos e estúdio, tenho um d90 e deixei cair 2 vezes no chão em menos de 15 dias, agora vou ter de comprar outra camera ou só o corpo, pois a minha d90 já não é mais a mesma, os acessórios da d90 servem na d5100 e ne d7000, o que vc acha?
Obrigada

Dayana disse...

boa tarde,

adorei seu comparativo e seu blog, estou começando agora sei que é um post um pouco antigo comparado ao ano que estamos rs por favor eu queria uma ajuda, estou procurando um d90, o intuito é fotografar eventos-shows, gostaria de saber se a d90 ainda é uma boa opção e se vale a pena comprar um corpo usado (ja verifiquei e teve poucos cliques, comparado com que ela pode fazer). obg, e parabéns.

Eduardo disse...

tenho uma D750, a D5100 e a D90, e sinceramente entre a D90 e a D5100 prefiro sinceramente a D90. Porque? Motor AF incorporado, Funções mais acessíveis, melhor qualidade na construção, sensor maior. Isto para mim é o mais importante enquanto fotografo. Abraços