Livros viajantes

Para quem quiser se aprofundar mais em leituras sobre viagens ou fotografia, o Color Mundi tem algumas indicações de livros excelentes! Se você tem alguma sugestão, deixe nos comentários que ela será avaliada.

Conheça também o livro de fotos de viagem do Color Mundi, com as melhores fotos do blog.

Livros de viagem





O Grande Bazar Ferroviário - Paul Theroux

O amor do escritor americano Paul Theroux pelos trens é responsável por alguns dos melhores relatos de viagem da literatura moderna. O primeiro deles foi o clássico "O Grande Bazar Ferroviário - De Trem pela Ásia", publicado originalmente em 1975 e inédito no Brasil. Na tradição dos grandes escritores-viajantes, Theroux leva seu olhar curioso e observador ao vasto continente asiático, e seu longo itinerário vai se desenrolando diante do leitor como um exuberante mosaico de paisagens e sensações. Dos elegantes vagões do Expresso do Oriente aos vagarosos e surrados trens indianos, dos luxuriantes arrozais vietnamitas às imaculadas estepes da Sibéria, o que interessa ao autor-viajante, mais do que os países em si, são os trens e seus passageiros. Assim, a epopéia asiática de Theroux é pontuada por pessoas, e são os seus depoimentos, narrados com elegante ironia, que fazem de "O Grande Bazar Ferroviário" um passeio delicioso. Partindo de Londres em uma tarde de outono, Theroux segue pela Itália, Iugoslávia e Bulgária até a Turquia e as belíssimas mesquitas de Istambul. Atravessa o Irã, Afeganistão e Paquistão para chegar à Índia, onde fica impressionado com a multidão e a pobreza. Adentra o Extremo Oriente pela Birmânia e passa por Tailândia, Malásia, Cingapura, Camboja e Vietnã, onde constata as marcas profundas deixadas pela recém-terminada guerra contra os Estados Unidos. Seu périplo se conclui com uma passagem pelos asseptizados trens-bala do Japão e um derradeiro e interminável trajeto a bordo do mítico Expresso Transiberiano, cruzando as paisagens desoladas do interior da União Soviética. Pródigo em anedotas e situações inusitadas, mas também em argutas observações sobre os países que atravessa, Theroux constrói um retrato multifacetado de um continente em transformação. A Ásia que ele visitou há trinta anos não existe mais, mas é possível ver, em seu relato, os indícios das turbulências que hoje a convulsionam, assim como a riqueza e diversidade de suas paisagens e culturas. 



Até o Fim do Mundo - Paul Theroux

Neste livro, Paul Theroux passa um fim de tarde na casa de Jorge Luis Borges em Buenos Aires e na China pega um voo que parece mais esporte radical do que uma viagem. Descreve um banquete exótico de pratos elaborados com animais em extinção, e explora a América Latina da fronteira sul do Texas à extremidade da Patagônia - fazendo uma pausa em El Salvador para uma violenta partida de futebol. Em 1988, Theroux atravessa a China na precária ferrovia "Galo de Ferro" com um inconveniente acompanhante governamental. Em uma estação ferroviária de Paris, o autor embarca no Expresso do Oriente, cuja rota vai até Istambul; depois passa uma gélida noite de Natal no Expresso Transiberiano. Pelas janelas de outro trem conhece um Vietnã ainda em guerra onde crianças brincam sem o olhar protetor de adultos, porque nenhum sobreviveu. Viajar, pelas palavras dele, com sua visão penetrante e um estilo impecável, é uma experiência que transcende qualquer turismo tradicional.


Na Natureza Selvagem - Jon Krakauer

Depois de terminar a faculdade com brilhantismo, Chris McCandless, jovem americano saudável e de família rica, doa todo o dinheiro que tem, abandona o carro e a maioria de seus pertences, adota outro nome e some na estrada, sem nunca mais dar notícias aos pais. Dois anos depois, aparece morto num lugar ermo e gelado do Alasca. Por onde andou, o que buscava, por que morreu? Quem era realmente Chris McCandless? Para responder a essas perguntas, Krakauer refaz a longa saga do aventureiro até seus triste desenlace. Uma história verdadeira, mas com todos os ingredientes de um romance de ficção.



De Moto Pela América do Sul (2ª edição) - Ernesto Che Guevara

Este diário, reelaborado por Ernesto Che Guevara em forma narrativa graças às suas anotações detalhadas, é o relato da viagem feita por Che e seu amigo Alberto Granado, desde a Argentina até a Venezuela, em 1952. Esta edição traz também um roteiro detalhado da viagem, cartas, mapa e fotos tiradas pelo próprio Che, além de um resumo biográfico.




O Guia do Mochileiro - Um Roteiro Pela Bolívia e Peru - Alice Watson

Mochila nas costas e quase dois meses de viagem por dois países vizinhos. Na volta, a realização de um antigo desejo: escrever um guia com o olhar do viajante independente, que interage e respeita o meio ambiente e a cultura local. O resultado é este aqui: O Guia do Mochileiro - Um roteiro pela Bolívia e Peru, escrito pela jornalista e viajante Alice Watson. O livro foi pensado para o público mochileiro, que viaja no esquema de baixo orçamento e com um tempo maior para conviver com as pessoas e lugares no caminho. O guia não é aquele oráculo que os turistas geralmente esperam dos guias de viagem. É, acima de tudo, um companheiro, um diário de aventuras em tom documental inspirado em escritores de viagens, desde Che a Amyr Klink. O que vem nas próximas páginas é, sobretudo, o relato de Alice sobre suas experiências pessoais e culturais, que, para o verdadeiro viajante, são os mais valiosos souvenirs que podemos guardar das nossas viagens. Um guia de mochileiro é mais que uma receita de como viajar muito com pouco dinheiro. Mochilar é, principalmente, o encontro do viajante com a cor e a cultura locais, com outros povos e pessoas. A economia é uma mera consequência desta proposta de viagem. O mochileiro procura compartilhar ao máximo os costumes nativos: hospedagens simples, restaurantes frequentados pelos locais e o bom e velho ônibus da cidade. Tudo isso implica sim em gastar menos, porém o mais importante é que, diferente de um turista tradicional, o mochileiro se integra ao modo de vida local.




The Art of Travel - Alain de Botton

This is the definitive travel book, as it addresses the fundamental question of why we travel at all. With his usual mixture of wit and amazing intellectual insight, de Botton examines why travel is sometimes disappointing and suggests how we can make our experiences happier ones, and also identifies what it is that makes some journeys so pleasurable. He calls on other artists to provide insight into the subject too – Flaubert, Wordsworth, Hopper, all have something to tell us. De Botton reminds us that our own impressions, rather than the things that guidebooks tell us to look out for, are what really matter. He made me understand why I sometimes find a renaissance church dull and why an airport cafe can seem the most exciting place in the world. It is a masterpiece of travel writing.




The Travel Book - Lonely Planet

A pictorial guide to travel around the world features 1.200 full-color photographs and descriptions of more than two hundred countries, organized alphabetically, along with key facts, maps, cultural insights, and travel tips for each nation.



Livros de fotografia






A Foto em Foco: Uma Jornada na Visão Fotográfica - David DuChemin

As imagens mais atraentes são, clara e deliberadamente, expressões da visão de um fotógrafo, de como ele ou ela pensam e sentem-se sobre um motivo em particular. Elas são experiências emocionais que são tanto intensamente pessoais quanto simultaneamente universais em seu apelo. Uma grande imagem é resultado da intenção apaixonada do fotógrafo, comprometimento com o mundo e, mais importante, sua visão. A técnica e a produção desempenham papéis cruciais, mas ela começa e termina com a visão. "A Foto em Foco" é sobre encontrar e expressar sua visão fotográfica. Um livro pessoal cheio de sabedoria do mundo real e imagens belas e inspiradoras. O fotógrafo David duChemin mostra a você tanto o como quanto o por quê encontrar, perseguir e expressar sua visão com uma câmera sobre seu olho.




A Câmera - Ansel Adams

Os livros de Ansel Adams têm sido a principal referência por décadas para a maioria dos livros e revistas sobre fotografia. O Mestre adorava ensinar, e nesse livros, ele revela como fazia o que fazia. Todos os interessados por fotografia devem ler esses livros.

A câmera é o primeiro livro técnico, ocupa-se do equipamento fotográfico e vai além, introduzindo o conceito de visualização - um modo de enxergar a imagem na mente antes da exposição. Para todos aqueles que têm qualquer ligação com a fotografia ou apenas se satisfazem em olhar, este é um livro obrigatório.




O Negativo - Ansel Adams

Os livros de Ansel Adams têm sido a principal referência por décadas para a maioria dos livros e revistas sobre fotografia. O Mestre adorava ensinar, e nesse livros, ele revela como fazia o que fazia. Todos os interessados por fotografia devem ler esses livros.

Este volume, o segundo da série revisada de fotografia, apresenta uma abordagem do negativo e considera as características dos filmes e do processamento modernos, explicando as técnicas de exposiçao.



A Cópia - Ansel Adams

Os livros de Ansel Adams têm sido a principal referência por décadas para a maioria dos livros e revistas sobre fotografia. O Mestre adorava ensinar, e nesse livros, ele revela como fazia o que fazia. Todos os interessados por fotografia devem ler esses livros.

Neste livro, o autor desenvolve seu conceito fundamental de visualização: a cópia é a oportunidade que o fotografo tem de interpretar e expressar as informações do negativo relativas à visualização original. Mestre sem paralelo da fotografia em seus aspectos técnicos e artísticos, incentivador da criatividade que respeita e valoriza a livre manifestação individual, a leitura da trilogia clássica de Ansel Adms é imprescindível para todos os fotógrafos.



Creative Nature & Outdoor Photography - Brenda Tharpe

What makes both editions of this Brenda Tharpe book stand out so far from every other book about how to take pictures is that they are the only books that cover everything you need to know, like seeing light, shadow, balance, composition, color, interpretation, texture, and everything that matters in just one book, and wastes no space on the things that only get in the way.


(Livro digital)

The Best Camera: Is the One That's With You - Chase Jarvis


The Best Camera is the one that's with you, say most great photographers, and especially Chase Jarvis, who created all the brilliant photographs in this art book on his iPhone. If you're like many beginner who think it takes a good camera to make a good picture, just flipping through this book should show you that it's never about the camera.






Nenhum comentário: