29 de jun. de 2011

As pirâmides do Egito

.

As pirâmides de Gizé (OK, a Grande Pirâmide de Quéops, para ser exato), no Egito, são o que resta das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Não há quem não as conheça, não há quem nunca tenha ouvido alguma história fantástica sobre elas. Todo turista que vai ao Egito vai ao Cairo e vai às pirâmides. É obrigatório. São os monumentos mais fantásticos do mundo. São as pirâmides!! Valem cada centavo pago em passagem aérea, hotel, ingressos e extorsões dos malandros locais.

Um momento de paz - clique para ampliar

As três principais pirâmides do complexo de Gizé são as de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Elas serviram de tumba para os respectivos faraós e foram alvo de ladrões e arqueólogos inescrupulosos. Hoje, são alvo dos turistas.

A Grande Pirâmide de Quéops é a maior e mais velha, com 146,5m de altura e 230m de base. Levou 20 anos para ser construída e foi concluída em 2.560 a.C. Reinou como a estrutura mais alta feita pelo homem por mais de 3.800 anos!

A Pirâmide de Quéfren, filho e sucessor de Quéops, tem 136,4m de altura e 215m de base. A de Miquerinos, neto de Quéops, tem "apenas" 65,6m de altura e 103m de base.



Entretanto, esse post é menos sobre informações e mais sobre as fotografias que o ilustram. A foto acima foi tirada de um platô de observação próximo. Milagrosamente, nenhuma pessoa aparece na imagem (ok, não é exatamente "milagroso", tem um pouco de Photoshop... mas só um pouco!). A pouca variação de cores dá um ar antigo e quente, e a cidade ao fundo é só uma pálida sombra do que já foi a civilização egípcia. Eu adoro essa foto! Foi tirada com a minha velha e boa câmera digital Pentax.
A foto abaixo dá uma ótima ideia de como é o complexo, colocando na mesma imagem a duas maiores pirâmides (Quéfren à esquerda, Quéops à direita), a Esfinge e o Museu do Barco Solar (a pequena construção branca ao pé da pirâmide de Quéops). É uma área grande, com uma estrada ligando os principais pontos e muita areia para ser vencida. Use uma boa bota de caminhada! É simplesmente fantástico estar ali, não tem explicação.


Pirâmides de Quéfre e Quéops, Esfinge e Museu do Barco Solar - clique para ampliar

É possível entrar nas duas maiores pirâmides. Na de Quéops, as senhas são limitadas em 200; na de Quéfren, a entrada é liberada. Para chegar à câmara mortuária, é preciso vencer uma comprida, íngreme e apertada passagem, e o interior é muito quente e úmido. Mas vale cada gota de suor. Os claustrofóbicos que me desculpem, mas é sensacional!

Saiba mais:





9 comentários:

Debi.O. disse...

Lindas fotos.

Flávio disse...

Obrigado, Debi!

AxMontier disse...

Uauu, é realmente incrivel...

Anônimo disse...

20 anos, uhum... sei... Para isso, cada bloco teve de ser transportado, cortado e colocado a cada 9 SEGUNDOS. Meio impossível né não?

Flávio disse...

Vejamos, Anônimo:

20 anos x 365 dias x 24h x 60min x 60s = 630.720.000s

Segundo a Wikipedia, a pirâmide é composta por 2,3 milhões de blocos.

Resultado: 274s, ou 4,5min por bloco.

Continua sendo um número impressionante, não faço ideia se isso é possível ou não. Em todo caso, são apenas estimativas.

Anônimo disse...

Acho que não devem ter levado menos de 50 anos no minimo para cada pirâmide ter sido feita.

Flávio disse...

Tem que ser levado em conta que a pirâmide é a tumba do faraó, então, ela tinha que ficar pronta antes da sua morte.

É só uma consideração, claro. Não prova nada.

Anônimo disse...

As piramides nao estao entre as 7 maravilhas do mundo antigo, somente a piramide de Quéops que esta na lista!!

Flávio disse...

Tá certo, tá certo.