20 de mai. de 2011

Dodge & Burn - realçando com luz


Uma foto pode estar muito boa à primera vista, mas um olhar cuidadoso pode descobrir como torná-la ainda melhor. Uma forma de fazer isso é alterar a iluminação da imagem, clareando um pouco o assunto principal e escurecendo o fundo. Essa técnica é chamada de Dodge & Burn.



A imagem à esquerda mostra as condições naturais de luz no momento da foto, com iluminação mais ou menos homogênea em toda a cena. Para realçar o assunto e ajudar o observador a entender melhor como o fotógrafo pensou a cena, a fonte foi clareada e o fundo foi escurecido com o uso do programa Adobe Photoshop Lightroom, como visto na imagem à direita. A foto foi tirada no pátio da Universidade de Utrecht, na Holanda.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

A diferença é sutil e pode não agradar a todos, afinal, fotografia é uma questão de gosto, mas a técnica é útil quando se quer dar mais ênfase a alguma parte da imagem.

Um bom exemplo da aplicação dessa técnica é a foto "Schweitzer at the Lamp" de W. Eugene Smith, de 1954 (sim, muito antes da câmeras digitais, essas coisas já eram feitas no laboratório):



Informações técnicas

Data: 27/09/2008, 13h45
Câmera: Pentax K100D
Lente: Pentax 18-55mm f/3.5-5.6 AL DA SMC
Distância focal: 45mm
Tempo de exposição: 1/100
Abertura: f/5.6
ISO: 200
Medição: matriz

Nenhum comentário: