7 de ago. de 2011

Câmera digital: compacta ou DSLR? - Parte III

No primeiro post dessa série, falamos sobre os formatos mais comuns de câmeras digitais atuais: compactasbridgemirrorless e DSLR. No segundo post, discutimos os tamanhos de sensores digitais e como eles influenciam na qualidade da imagem. Agora, fechamos a série tentando responder a pergunta "Qual é a câmera ideal para mim?"




Repare que a pergunta inclui a restrição "para mim". Não existe A câmera ideal. Mesmo a mais cara e avançada câmera profissional pode não ser a melhor em determinada situação. Por isso, é importante saber que tipo de foto você quer fazer. E, mesmo depois de responder essa pergunta e escolher a sua câmera, lembre-se que o o equipamento não faz de ninguém um bom fotógrafo.


Outros posts da série:

As perguntas a seguir servem como guia para a escolha de uma câmera que ofereça o que você precisa. Mas pode ser que você não consiga se enquadrar 100% em uma opção, então, aconselho a ler os outros posts sobre fotografia para conhecer melhor os diferentes formatos e tirar suas próprias conclusões.

Quero fotografar os amigos e compartilhar as fotos na web

Para isso, até o celular basta. Na verdade, se o celular for bom, ele é muito mais prático que uma câmera, pois se conecta à internet e compartilha as fotos na mesma hora. Os iPhones são reconhecidos pela boa qualidade de imagem. Mas é claro que a qualidade não é das melhores e é quase impossível tirar uma foto que preste com pouca luz ou com algum movimento.

Se achar que o celular não está dando conta, então opte por uma compacta. A qualidade melhora e ela também é... bem, compacta, fácil de carregar. Os defeitos são os mesmos, mas um pouco menos acentuados: dificuldade de fotografar com pouca luz ou com movimento e falta de controles manuais.



Quero fotografar viagens e eventos

Aí um celular já não basta, é preciso pensar no mínimo em uma compacta. Afinal, você não quer ter surpresas desagradáveis quando chegar daquelas férias maravilhosas na Europa e baixar as fotos para o computador... As compactas são muito boas quando as condições colaboram: muita luz e assuntos parados.

Acredito que 90% das fotos de viagem podem ser tiradas perfeitamente com uma compacta, pois são fotos de paisagens e pessoas paradas, geralmente durante o dia. Em festas, como aniversários e Natal, é só pedir para as pessoas fazerem pose e, se precisar, acionar o flash, que a foto vai ficar razoável.

Quero fotografar viagens, eventos... e filhos

Ué, qual a dificuldade de tirar fotos dos filhos? Simples: dependendo da idade, eles não ficam quietos quando você manda! Nesse caso, pode ser necessário uma câmera que consiga fazer o foco rapidamente e tire a foto no exato momento em que você aperte o botão. Uma compacta pode não ser capaz de fazer isso.

É possível também que você queira tirar uma foto sem que a criança perceba, então, talvez você precise de um zoom mais poderoso que o oferecido pela maioria das compactas. Uma bridge, ou superzoom, pode ser a solução.



Quero começar a aprender fotografia "de verdade" e/ou não quero gastar muito

Esqueça as compactas, elas não oferecem controle manual suficiente para alterar a aparência das fotos de acordo com o gosto do fotógrafo. É preciso usar uma mirrorless ou uma DSLR.

É preciso entender que o mundo das DSLR é muito mais do que a câmera em si. As lentes influenciam a qualidade da imagem mais que o corpo da câmera, e também podemos usar filtros, flashes externos e outros acessórios para atingir exatamente o resultado desejado.

Dito isso, se você está começando a se interessar por fotografia, uma DSLR de entrada é o ideal:

Todas elas são vendidas com uma lente zoom 18-55mm (3x) de qualidade razoável, suficiente para as primeiras experiências. Entretanto, elas não são lentes claras, ou seja, exigem certa quantidade de luz para atingir seus melhores resultados Mesmo assim, são melhores que as compactas, pois o sensor grande das câmeras consegue trabalhar bem com ISO alto. Um ótimo investimento para complementar sua primeira DSLR é uma lente 35mm ou 50mm bem clara. As 50mm são mais baratas e mais fáceis de serem encontradas usadas.

Além das DSLR convencionais, com espelhos móveis, as câmeras mirrorless também são adequadas para o fotógrafo iniciante. Da mesma forma que as DSLR, elas possuem sensores grandes, o que contribui muito para a qualidade de imagem, e permitem a troca de lentes, mas são menores e mais leves por não terem espelho e prisma. As principais concorrentes nesse nicho são Sony, Olympus e Panasonic:



Minha DSLR de entrada não me satisfaz mais

Bom, aí é só uma questão de orçamento. As opções de câmeras avançadas das principais fabricantes são fartas. O que elas oferecem a mais que as DSLR de entrada é a possibilidade de se conseguir mais fotos boas mesmo com condições desfavoráveis:
  • sensores maiores (no caso da DSLR full-frame profissionais)
  • autofoco mais rápido e mais preciso
  • motor de autofoco embutido (permite usar autofoco com lentes sem motor)
  • mais fotos por segundo
  • corpo em metal mais resistente
  • corpo selado contra água e poeira
  • mais controles manuais diretos

Alguns modelos mais populares:

Você vai gastar uma boa grana com qualquer dos modelos acima, mas não esqueça das lentes. Quanto mais avançada for a câmera, mas ela vai exigir das lentes. Por isso, escolha lentes de qualidade. Se o orçamento apertar, compre uma câmera mais barata, mas continue com as melhores lentes.

5 comentários:

Camisetas Engraçadas - NossaCamiseta.Net disse...

Independente da máquina as minhas fotos vai ficar estranha mesmo...kkkkk

\o/

Liza disse...

Adorei a matéria!!!

Flávio disse...

Obrigado, Liza!

Fellipe disse...

Olá, Flávio!
Muito legal o blog, continue postando! Favoritei lá no O Mochilão e respondi seu comentário...
Sobre a câmera, tive que comprar uma compacta (pra poder levar comigo pra qualquer lugar sem medo de ser roubada) e que tivesse uma qualidade superior - afinal, não é todo dia que se faz uma volta ao mundo! Por isso, acabei escolhendo uma DSC-Sony HX5V importada do Paraguai e tô bastante satisfeito.
Grande abraço e sucesso com o blog!

Fabrício Viagens disse...

Muito bom o artigo , direto ao assunto. Concordo em gênero , número e grau.