13 de jun. de 2011

O melhor museu de Amsterdam: Rijksmuseum

blablabla
Amsterdam é uma cidade espetacular, com atrações para todos os gostos, de viajantes sofisticados a mochileiros com orçamento apertado.

Quando o assunto é Arte, a maioria das pessoas pensa logo em dois museus: o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank. Ambos são ótimos, com certeza. A Casa de Anne Frank conta uma história real e comovente, de uma época sombria que marcou o mundo e deixou sequelas permanentes. O Museu Van Gogh dispensa muitos comentários: são mais de 200 obras de um dos pintores mais importantes de todos os tempos, que contam sua trajetória de forma emocionante. Mas eu estranho que pouca gente fale daquele que eu acho o melhor da cidade: o Rijksmuseum Amsterdam.

Johannes Vermeer: The Milkmaid (1658)


Informações úteis

O Rijksmuseum tem uma coleção sensacional de pinturas, além de artefatos e objetos e até a popa do HMS Royal Charles. Sua localização, no mesmo parque onde fica o Museu Van Gogh, facilita muito a vida de quem não deixa de visitar o seu vizinho. Mas é melhor se preparar para ver os dois museus no mesmo dia, pois ambos são grandes e requerem tempo para serem apreciados devidamente.

Entre as suas obras primas, estão trabalhos dos maiores pintores holandeses e de outros grandes mestres da pintura. Selecionei alguns exemplos para aguçar a curiosidade do futuro visitante.


Johannes Vermeer


The Milkmaid
The Little Street
The Love Letter


Rembrandt van Rijn



 Outros artistas



Michelangelo: Design for a Horseback Ride
Van Dyck: Nicolaes van der Borght
Edvard Munch: Women on the Beach
Rubens: Cimon and Pero
Jacob van Ruisdael: Mill Wijk-bij-Duurstede
Toulouse-Lautrec: Elles

3 comentários:

Anônimo disse...

Alem desse tambem esta tendo uma exposição do Van Gogh, que não tive a aportunidade de ir. Mas fui no museu do Bols(revolucionou a arte dos drinks), muito legal que envolve sensações.

Abraço

2NaEstrada disse...

Uau! Presentão! Belíssimo post.
abraços das 2 da estrada.

Flávio disse...

Obrigado, 2! Não deixem de votar na enquete, vou me guiar um pouco por ela nos próximos posts. Abraço!