18 de jun. de 2011

Paisagens insólitas: Capadócia, Turquia

.

Uma das regiões mais interessantes da Turquia é a Capadócia, na região da Anatólia Central. Lá, o viajante encontra incríveis formações rochosas, habitações subterrâneas e um rico legado cultural.

Entre as atrações mais visitadas estão as chaminés naturais formadas pela erosão do solo ao longo dos séculos. Elas são compostas de rocha sedimentar com um topo de rocha mais sólida, que protege a coluna das chuvas.

Não por acaso, o local, perto da cidade de Göreme, é chamado de Vale do Amor.


Vale do Amor, Capadócia, Turquia




O melhor jeito de se conhecer a região da Capadócia é fazendo um voo de balão. Várias operadoras, entre elas a Kapadokya Balloons, oferecem o passeio, que se inicia ao nascer do sol e dura entre 1h e 3h. As vistas aéreas são indescritíveis, e a sensação de voar em um balão é mágica: a suavidade, o silêncio e a brisa no rosto são o mais perfeito clichê de liberdade!

Nascer do sol a bordo de um balão na Capadócia


Além das chaminés com formas sugestivas, a erosão deixou no solo outras marcas muito interessantes, como compridos cânions de rocha sedimentar entremeados pela característica vegetação de regiões áridas. É possível fazer caminhadas por dentro dos cânions, o que revela que eles já serviram para habitação humana e para criação de pombos.

Balões sobrevoam os cânions da Capadócia


Outra atração imperdível são as igrejas localizadas no Göreme Open Air Museum. Elas formam o melhor conjunto de igrejas escavadas na rocha, com lindos afrescos que mantêm as cores vivas de quando foram pintados. A maioria das igrejas do local foram construídas entre os séculos X e XII.


Göreme Open Air Museum
Göreme Open Air Museum
Göreme Open Air Museum

Se dúvida, a Turquia é um país repleto de atrações espetaculares, e a Capadócia é um destino fundamental para aqueles que querem conhecer profundamente o país.

Saiba mais

3 comentários:

Patricia Vieira da Cunha disse...

Adorei esse post sobre a Turquia. Essa região é realmente maravilhosa e o passeio de balão é incrível. Parabéns!

Patricia Vieira da Cunha disse...

Gostaria de sugerir um post sobre Pamukkale.

Flávio disse...

Pamukkale é uma ótima sugestão! Outra paisagem muito interessante e diferente.