31 de mai. de 2011

A melhor cerveja do mundo

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, e provavelmente a mais antiga da história. Centenas de estilos diferentes são produzidos em quase todos os países, usando os mais diversos cereais e ingredientes adicionais. Falar de todos eles é impossível, e chato, então, vou me concentrar em um tipo de cerveja fabricado em um país específico: as cervejas trapistas belgas.



Para ser considerada trapista, a cerveja deve ser produzida por ou sob controle de monges trapistas, de forma quase artesanal. Atualmente, apenas sete cervejarias têm permissão para ostentar a marca de Authentic Trappist Product, seis na Bélgica e uma na Holanda:

30 de mai. de 2011

Comparativo de câmeras Nikon: D90, D5100 e D7000

.

A tecnologia das câmeras digitais evolui tão rapidamente que chega a ser difícil avaliar as opções disponíveis. Os principais fabricantes, Nikon, Canon e Sony, oferecem uma vasta linha de câmeras digitais Single Lens Reflex (D-SLR), e muitas vezes não sabemos qual é a ideal para nossas necessidades.

Fiz recentemente uma avaliação de alguns modelos da Nikon que me interessaram (por que Nikon e não Canon ou Sony não é assunto deste post!) e acho que pode ser útil compartilhar minhas impressões. São elas a D90, a D5100 e a D7000.

D90
D7000
D5100
Ofertas de D90 Ofertas de D7000 Ofertas de D5100
Fonte: DPReview

27 de mai. de 2011

Serra Gaúcha: as melhores pousadas para curtir o inverno e o Dia dos Namorados


O inverno está chegando, as temperaturas estão caindo e cresce aquela vontade de curtir um friozinho tomando um bom vinho em um lugar especial. E nenhum pode ser mais especial do que a Serra Gaúcha, repleta de atrações naturais e gastronômicas para satisfazer os viajantes mais exigentes.

Para aproveitar ao máximo a estadia, nada como uma pousada aconchegante e cheia de charme. Confira as nossas sugestões!

26 de mai. de 2011

Ouro Preto, tesouro de Minas Gerais


As cidades históricas de Minas Gerais são um roteiro bem conhecido dos viajantes brasileiros, e com toda a razão. São cidades que mantêm vivas as lembranças de uma época que marcou a identidade do país e influenciou importantes acontecimentos nas metrópoles europeias.

Ouro Preto pode ser considerada a mais importante dessas cidades, graças à descoberta de ouro no final do século XVII. Fundada em 1711 com o nome de Vila Rica, já em 1720 se tornou capital da nova capitania de Minas Gerais e foi capital do estado até 1897. Em 1980, tornou-se a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Velejando pelas ilhas gregas


Já imaginaram férias mais espetaculares do que uma semana velejando pelo azul transparente do Mar Egeu e conhecendo as mais lindas ilhas gregas? Difícil!

Pois foi isso que fizemos em outubro de 2008. Contratamos um pacote da operadora GAP com saída de Santorini e chegada em Mykonos. O pacote não inclui parte aérea, então, a chegada lá foi por nossa conta.

Eis o relato dia a dia do passeio. Clique nas fotos para ampliar.

Dia 1

Chegamos em Santorini no fim da manhã. Demos uma volta pelo centro para apreciar a incrível vista da cratera do vulcão, a clássica cena grega com casinhas brancas na beira de um precipício sobre o azul do mar.

Depois de algumas outras voltas, nos encontramos com o grupo às 17h num restaurante junto de uma marina no sul da ilha. Fizemos as apresentações e as formalidades, conhecemos o barco e nos acomodamos nas cabines. Jantamos no mesmo restaurante e dormimos no barco ainda na marina.




23 de mai. de 2011

Em Abu não deu Bi


Terminaram os principais campeonatos estaduais de futebol e meu time, o Inter, foi campeão gaúcho pela 40ª vez, no estádio do adversário. Isso me lembrou da minha mais recente viagem, aos Emirados Árabes Unidos, para ver o Mundial Interclubes FIFA. Certo, não foi uma lembrança das mais felizes, mas enfim...

Em Abu não deu Bi, mas sem dúvida a viagem foi ótima e as recordações são muitas, principalmente por causa do grupo de amigos que estava comigo. Em mim, que já estive em outros países árabes, como Síria, Jordânia e Egito, Dubai deixou uma impressão de esterilização: todas as coisas são limpas, arrumadas, organizadas, modernas e funcionais, exatamente o oposto da bagunça e da improvisação dos outros países. Mesmo no centro histórico, onde ficam os tradicionais bazares, tudo é perfeitamente calculado e a ordem é total.

21 de mai. de 2011

Damasco, a mais antiga cidade continuamente habitada do mundo


As recentes manifestações populares no mundo árabe, não restritas ao Oriente Médio, colocaram em evidência alguns países que não costumam fazer parte da maioria dos roteiros turísticos, como a Líbia, o Iêmem, a Jordânia e a Síria. Infelizmente, essa propaganda negativa vai prejudicar o fluxo de turistas para a região e vai impedir que mais pessoas conheçam as lindas atrações desses países.

Fui à Síria em 2007, em um roteiro da operadora britânica Imaginative Traveller que incluía também Turquia, Jordânia e Egito. A ideia inicial era uma viagem apenas para Turquia e Egito, mas a decisão de escolher um pacote mais completo valeu muito a pena. Foi uma experiência inesquecível, ainda mais porque a proposta da operadora é oferecer pacotes voltados a um turismo mais aventureiro, com mais contato com a população local.

20 de mai. de 2011

Dodge & Burn - realçando com luz


Uma foto pode estar muito boa à primera vista, mas um olhar cuidadoso pode descobrir como torná-la ainda melhor. Uma forma de fazer isso é alterar a iluminação da imagem, clareando um pouco o assunto principal e escurecendo o fundo. Essa técnica é chamada de Dodge & Burn.

19 de mai. de 2011

Uma prece em contraluz


A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed é uma mesquita otomana de IstambulTurquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.

A maior parte do interior da Mesquita Azul é fechada para turistas, mas é possível ver, de longe, a oração dos fiéis. É difícil saber o que é mais inspirador: o impressionante interior ou a magnífica vista para o Bósforo.

Clique para ampliar

Santa Sofia e Mesquita Azul - Istambul, Turquia

Uma das fotos de Istambul que eu mais gostei foi tirada durante um passeio de barco pelo Bósforo. O tempo não colaborou muito, e as águas estavam um pouco agitadas, mas o pouco tempo de exposição permitiu uma imagem sem tremidos. Os minaretes em silhueta contra o colorido suave do céu ilustram bem a religiosidade turca e a linda paisagem de Istambul.

Clique para ampliar

Santa Sofia (quatro minaretes e domo, à esquerda) já foi uma basílica ortodoxa, uma catedral católica romana e uma mesquita, e hoje é um museu arqueológico. Foi consagrada no ano de 360 d.C. durante o reinado de Constâncio II, se tornando um dos grandes marcos da arquitetura bizantina.

A Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1615 pelo sultão Ahmed I. Apresenta estilo clássico otomano com lindos mosaicos azuis de Iznik no seu interior. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.

Informações técnicas

Data: 09/09/2007, 15h02
Câmera: Pentax K100D
Lente: Pentax 50-200mm f/4-5.6 DA SMC ED
Distância focal: 115mm
Tempo de exposição: 1/1250
Abertura: f/10
ISO: 200
Medição: matriz

A imagem original foi editada no Picasa para aumentar o contraste e a saturação das cores do céu.